segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Uruguai aperta mas não acende agora.




Imagem daqui.

 Na ultima terça-feira (26/11), foi aprovado pela Comissão de Saúde do Senado do Uruguai o projeto de lei que regulariza o plantio, comércio e consumo da maconha, colocando nas mãos do Estado a produção, a distribuição e a venda controlada da cannabis. 
 Será Criado o Instituto de Regulação da Cannabis (IRCA), que atuará como órgão supervisor de toda a cadeia de maconha no país, desde as distribuições de licenças até punições para quem violar as leis. 
 O governo dará três tipos de licença: uma para produtores, outra para distribuidores e uma terceira para os usuários que poderão comprar a droga, por outro lado plantações não autorizadas serão destruídas sob ordem judicial. 
 Segundo a proposta apenas maiores de 18 anos e residentes no Uruguai terão direito a compra, será feito um registro dos usuários para controle de vendas e posse da droga, sendo permitida a compra de no máximo 40 gramas. Também será legal o cultivo da planta, para uso pessoal, sob um limite de seis pés e uma colheita máxima de 480 gramas por ano, ou em clubes que exigirão filiação com um minimo de 15 sócios e um máximo de 45, tendo um numero proporcional de plantas chegando a um máximo de 99 pés. O projeto de lei prevê o cultivo para fins científicos e medicinais, este ultimo, liberado através de uma receita médica, e habilita a produção de cannabis não psicoativa, conhecida como cânhamo industrial;
Segundo o governo do país, a lei tem como objetivo tirar mercado dos cartéis de narcotráfico e evitar que os uruguaios consumam drogas mais pesadas. 
 O comércio ilegal da cannabis movimenta um montante de US$ 16 milhões no Uruguai, comércio que passará das mão do narcotráfico para as do governo.
 O governo uruguaio passará a arrecadar uma boa quantidade de impostos pela regulamentação do comércio e ainda livrará das grades pessoas que só querem plantar e consumir sossegadas sua própria maconha.

Acho que a medida é bem importante para a desmistificação em torno da droga e de seus usuários, tentando uma saída alternativa a violência e repressão usadas hoje na maioria dos países e que é comprovadamente ineficaz. E o que pensa você sobre o assunto? Deixe nos comentários.
Abraços, Léo.

17 comentários:

  1. Concordo com você. Também sou a favor da medida. Creio que, se o uso da mocanha for legalizada no Brasil, a violência causada pelo tráfico da droga diminuirá. Como sempre, existe prós e contras. Os usuários são afetados de maneira terrível. Mas cada um é responsável pela sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante sua opinião Alexandre sobre o fato de os usuários serem afetados de maneiras terríveis já que as recentes pesquisas comprovam que os benefícios da cannabis superam seus malefícios, não tendo registro de nenhuma morte pelo consumo da mesma.

      Excluir
  2. O Brasil precisa criar uma medida especifica para ele já que é um país grande, o Uruguai só demonstrou maturidade ao legalizar. Desmistificar a maconha é a primeira medida a ser feita, já que ela é considerada nociva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Marilia em tudo e acho que o Uruguai deu o pontapé inicial para mostrar as pessoas de forma prática como uma politica não violenta pode fazer a diferença. Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Complicado isso, não sou muito a favor disso, na verdade tem até textos meus falando das propagandas de cerveja que já que é uma droga viciante não deveria ser exibida, ou agora pode divulgar na TV (Já que pode cerveja) remédio viciantes de traja preta? Então não acho legal muito isso, se quiserem usar usem, porem é uma tremenda falta de respeito anuciar algo viciante na TV. E sobre a maconha, acho problemático não acho que a legalização resolve algo (apesar dos efeitos serem "leveis"). Então não sou muito a favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a divulgação do álcool for proibida a de remédios de cabeça e antiácidos também deveria ser, afinal todos são drogas, de diferentes efeitos mas drogas de acordo com a sua linha de raciocínio.

      Excluir
  4. Maconha se fr legalizada viraria cigarro..industria rica e estimulante de vicio..só acho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por quê você acha que se tornaria algo parecido Jefferson? Acho que são duas drogas com efeitos bem distintos.

      Excluir
  5. O ser humano e sua tendencia em usar as drogas para fugir da realidade... prefiro meu video game mesmo... rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O uso de drogas para levar a vida está em nosso cotidiano Guilherme, desde o sonrisal até remédios tarja preta, do aguardente ao ecstasy, vários usos de drogas para uma vida considerada melhor.
      Abraços.

      Excluir
  6. Aos poucos vão se legalizando as drogas, mais cedo ou mais tarde será aqui no Brasil!!!

    ResponderExcluir

  7. Olá Léo!
    Não sou á favor de legalização de drogas como maconha..para quem não é usuário, é muito chato você ir no lugar e aquele cheiro de maconha dominar o local, com as pessoas sob o efeito dela te aporrinhando. Isso já aconteceu comigo em lugar público.

    Cavalo de Fogo parecia uma série sem fim para todos...na verdade a série nunca teve mesmo um final..foi 13 capitulos e só..acho que não rendeu o suficiente para continuar, vai saber.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Sou a favor, mas com tantos poréns que mais parece que sou contra.
    Primeiro, deveria haver lugares próprios para isso (assim como o cigarro também) É incomodo para os que não fumam e não gostam do cheiro.

    Segundo, acho que deveriam começar a legalizar calmamente. Os pioneiros deveriam ser as pessoas que precisam como forma medicinal. Com controle para não surgir um tráfico daí.
    Depois, com mais calma ainda, liberar para uma experiência. A cautela deveria ser excessiva, já que se não der certo, não seria tão impossível de retroceder.

    ResponderExcluir
  9. Não sou usuário, mas sou a favor da legalização, acho que é até uma questão de evolução. A Holanda é um grande exemplo de que a legalização da maconha não afetou em nada negativamente no país.

    ResponderExcluir
  10. N acredito no q eu li: plantações n autorizadas. As pessoas n poderão plantar a própria semente? Isso sim é crime.

    ResponderExcluir
  11. Desculpe, me assustei com o tercero parágrafo e nem continuei a ler, rsrss! Achei genial o artigo assim como a iniciativa do Uruguai numa questão tão séria e delicada.

    ResponderExcluir
  12. Uruguai deu um tapa na cara do mundo com essa medida!
    Eu sou a favor - e não porque eu usuária assídua, mas porque, pra mim, a maconha ilegal representa porta de entrada para outras drogas infinitamente piores! Acredito que legalizando essa porta de entrada se fecha/diminui...
    E se você for fazer um comparativo cruel, cigarro e álcool viciam mais e trazem mais danos tanto ao usuário quanto às outras pessoas ao redor - vide fumantes passivos tendo cancer de pulmão e acidentes de trânsito.
    Pra não mencionar que o governo vai receber imposto pela venda - dinheiro pra educacao e não pro traficante (ok, temos que considerar aqueles desvios básicos, mas mesmo assim).
    Uruguai me deu orgulho ♥

    http://todososdiasestaoocupados.blogspot.nl/

    ResponderExcluir